quarta-feira, 1 de julho de 2009

Auto avaliação

1 de Julho de 2009!
Lá se começa a falar da dita Ficha de Auto Avaliação na minha escola - faço? não faço? como faço? se é que faço... Sou honesto e coerente? vou aldrabar? vou copiar? vou marimbar-me?... Pois! Tudo interrogações legitimas que já passaram e passam na cabeça de muita gente. Mas será mesmo que vale a pena gastarmos muito tempo nisto? Não!
Existem professores, nas mais variadas escolas, que estão a "criar" FAA verdadeiramente fantásticas. E os portefólios? Dignos de serem publicados em qualquer editora cor-de-rosa. E porquê? Porque concorreram ao Muito Bom e ao Excelente, e independentemente das suas reais competências e acções, inventam, floreiam, e os seus avaliadores, dignissimos seres supra capacitados e atentos, Titulares da Pasta, vão assinar por baixo? Vão verificar, acreditar e valorizar tudo o que vêem escarrapachado nestas pérolas? Bom, bom...
E existem outros, muitos outros, professores dignos, responsáveis, coerentes, que não concorreram ao MB ou E, que vão apresentar (ou não!), a FAA, sem sofismas, sem enredos, sem floreados, sem enganos. Mas vão ser valorizados? Vão ser justiçados?
Tudo isto é uma farsa. Um embuste. Um...
Que fazer? Não sei. Fica ao critério de cada um e da sua consciência. Sugestões não faltam: inventar, omitir, florear, copiar, relatar, ... entregar ou não entregar.
Estamos atolados no lodo!

Sem comentários:

Enviar um comentário