quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sócrates, TVI e Moura Guedes.

O Jornal Nacional, de 6.ª Feira à noite, da responsabilidade da TVI e sob a alçada da conhecida pivot Manuela Moura Guedes, foi abruptamente encerrado. Este Jornal era conhecido pelas suas reportagens (e comentários) incisivos sob o actual governo, e principalmente, sobre o seu primeiro ministro, José Sócrates. Estilo à parte, a verdade é que foi através deste Jornal que se ficavam a saber certos pormenores da política e acções privadas ou públicas do nosso número 1. E ele, o nosso 1.º, não gostava nada. Muitos milhares e até milhões de portugueses viam e ouviam as suas reportagens, sempre ou quase sempre muito pouco abonatórias para José Sócrates. Reportagens, que me lembre, nunca foram desmentidas ou desmontadas. Do que via e ouvia, sempre tirei as minhas conclusões, e como eu, outros milhões de portugueses.
Como será o novo formato do Jornal Nacional? De certo, mais macio, politicamente correcto e muito pouco intrusivo, à medida do Jornal da RTP e da SIC. Resta-me, para já, poder continuar a aceder à TV Cabo, e seguir as notícias e comentários políticos de certos canais e informação, ainda não corrompidos(?).
Claro que o nosso governo e 1.º incluídos, nada dirão, ou então negarão a sua influência nesta decisão. Mas será que alguém acredita? Tendo em conta a história recente deste governo PS, alguém acreditará que não meteu a mãozinha nesta história ainda mal contada? E por que só agora? Depois da saída do Moniz, o que é que esperavam?
A TVI sairá a perder no meio desta trapalhada pois perderá muitos milhares de telespectadores.
O Governo, inocente(!) ou não, sairá sempre perdedor. Mas também, à beira de eleições, o que seria melhor para o PS: ter a Manuela Moura Guedes afastada e o seu formato jornalístico encerrado ou sujeitar-se às suas reportagens, comentários e sorrisos amarelos, quase sempre a roçar o caso Freeport, entre outros calcanhares de Aquiles de Sócrates e seus "camaradas".
Venha o diabo e escolha...

Henrique Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário